CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA DE RECURSOS ELETROTERMOFOTOMECANOTERAPEUTICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Roberta Kaianny Rodrigues da Silva
  • Co-autores
  • Dulcy Maria Souza das Chagas Alves , Francisca Leandra de Sousa Vieira , Patricia da Silva Taddeo
  • Resumo
  • Introdução: A monitoria acadêmica é um projeto da Instituição de Ensino Superior (IES) proporcionado pelo Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC) que fortalece significativamente o processo de ensino-aprendizagem, entre alunos, monitores e orientadores contribuindo significativamente para a fixação dos conteúdos ministrados em sala de aula, desenvolvimento do raciocínio clínico efetivo,  ganho de autonomia, confiança e segurança dos acadêmicos tanto no ambiente estudantil como contribui positivamente para a formação de profissionais especializados, empáticos e com experiência teórico-prática. Proporcionando também, as discentes monitoras vivências pedagógicas, experiência em sala de aula e desenvolvimento do interesse pela docência. Objetivo: Relatar as contribuições da monitoria de Recursos Eletrotermofotomecanoterápicos no  desempenho acadêmico dos discentes do 5° semestre de fisioterapia do Centro Universitário Fametro, destacando seus impactos no desenvolvimento do raciocínio clínico teórico-prático fortalecendo a autonomia e encorajamento dos discentes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência no qual apresenta as experiências vivenciadas pelas três monitoras da disciplina de Recursos Eletrotermofotomecanoterápicos, no período de março a junho de 2025, da turma da manhã, sob supervisão da professora da disciplina. As atividades ocorreram semanalmente às quartas e sextas-feiras, de forma híbrida, combinando encontros presenciais e remotos (via Google Meet), para abranger o maior número de alunos. Dessa modo, foram utilizados questionários, jogos interativos como o aplicativo Kahoot!, resolução de casos clínicos, produção semanal de slides e mapas mentais. Com o foco na organização, revisão e aprofundamento dos conteúdos ministrados em aula. Levando em consideração na produção dos materiais didáticos as dúvidas sobre cada temática abordada de modo a qual a progressão do conteúdo ocorreu de acordo com a aprendizagem. Resultados parciais e Discussão: Observou-se que os monitorandos tem maior participação ao longo das atividades práticas ao contrário das atividades unicamente teóricas e sem recursos dinâmicos . Desse modo, todo o material pedagógico foi formulado com uma linguagem de fácil entendimento e com uso de ferramentas didáticas para melhor compreensão e participação dos mesmos. Portanto, com uso de ferramentas digitais e uma metodologia ativa, foi notório que os discentes mostraram maior engajamento, compreensão dos conteúdos, melhor desempenho nas avaliações e mais segurança na aplicação prática dos conhecimentos. É válido ressaltar, ainda, que tais resultados foram observados durante a execução das atividades em conjunto, com os resultados das avaliações e com os feedback relatados pelos próprios discentes. Considerações finais: A experiência proporcionada pela monitoria mostrou-se uma ferramenta eficaz de apoio à aprendizagem, a qual estabelece um canal seguro e eficiente de troca de saberes, conhecimentos teóricos e práticos . Foi perceptível que os estudantes se sentem à vontade com os monitores para esclarecimentos de dúvidas e questionamentos, os quais são esclarecidos e debatidos em conjunto para que não haja interferências na comunicação entre os discentes e monitores. Desse modo, há o crescimento da autonomia, raciocínio clínico, senso crítico e consolidação do conhecimento adquirido em sala de aula. Por fim, é notório a suma importância das monitorias durante a jornada acadêmica a qual não só contribuiu para aumento do desempenho dos alunos, mas também para o crescimento pessoal e profissional dos monitores tornando os mesmos confiantes, empáticos e gera o aprofundamento dos conteúdos ministrados bem como gera o interesse pela docência universitária.

  • Palavras-chave
  • Monitoria-acadêmica. Aprendizagem. Formação-profissional.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ciências da Saúde
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II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).

Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.

Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Normas para Submissão de Resumos Simples

Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:

1. Estrutura do Resumo

Título

  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 14.
  • Estilo: Negrito, caixa alta e centralizado.

Autores

  • Inserir o(s) nome(s) completo(s) (Exemplo: Maria de Sousa Silva).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Estilo: Negrito e alinhado à direita.

Informações adicionais

  • Modalidade/Vinculação/Curso: Indicar a modalidade (ex.: Monitor Bolsista - Fisioterapia).
  • E-mail para contato: Inserir o e-mail do autor principal (exemplo: maria.silva@aluno.unifametro.edu.br).
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 10.
  • Alinhamento: À direita.

Classificações

  • Área Temática: Indicar a área correspondente.
  • Área de Conhecimento: Selecionar a área.
  • Modalidade: Escolher a modalidade adequada.

Corpo do Resumo

  • Estrutura do texto: Deve incluir as seguintes seções:
    • Introdução: Contextualizar o projeto, justificar as atividades e problematizar o tema.
    • Objetivo: Descrever o objetivo principal do trabalho.
    • Metodologia: Informar o tipo de estudo, período de realização, sujeitos envolvidos e materiais/processos utilizados.
    • Resultados parciais e Discussão: Apresentar os resultados alcançados até o momento ou descrever as experiências observadas.
    • Considerações finais: Sintetizar os resultados, contribuições e limitações do projeto.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: Simples, justificado.

Palavras-chave

  • Inserir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final.
  • Fonte: Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Referências

  • Devem incluir apenas obras mencionadas no resumo.
  • Seguir as normas da ABNT para formatação de referências.

2. Formatação Geral

  • Extensão máxima: Até 300 palavras (excluindo título, autores, palavras-chave e referências).
  • Margens: Superior e inferior de 2,5 cm; esquerda e direita de 3 cm.
  • Formato: Documento em Word (.doc ou .docx).

3. Submissão

  • Os resumos deverão ser enviados através da plataforma oficial do evento, respeitando os prazos estipulados.
  • Resumos fora do padrão ou com formatação inadequada poderão ser devolvidos para ajustes ou rejeitados.

Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.

  • Ciências da Saúde
  • Ciências Tecnológicas
  • Ciências Sociasi Aplicadas

Comissão Organizadora

Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

Comissão Científica

Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho

 

A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.